Razão Social

Razão Social

Moda sustentável e comércio justo e solidário

Atelie de costura Desenvolvimento de produto Estamparia Modelista

Descrição

Razão Social Moda Sustentável é uma marca/confecção com o conceito de consumo consciente, solidariedade e preservação ambiental, inserindo no mercado produtos ecológicos corretos com a proposta de conscientização socioambiental. Tem o objetivo de fazer valer o conceito de comércio justo mostrando sua responsabilidade social com seus produtos e produtores. Reafirmando a importância do consumo consciente, ela difere de outras marcas incentivando o conceito de inclusão social no mercado da moda.

COMO TUDO COMEÇOU…

Criada em 1996 por Aparecida e suas filhas, o grupo de costureiras do Cascatinha em Petrópolis, lança sua marca própria com uma linha diferenciada de produtos que respeitam a natureza e o homem. A Razão Social segue os princípios éticos do Comércio Justo e Solidário, usando matérias-primas ecológicas para os que prezam a qualidade e buscam fazer a diferença.

Inseridas em um projeto de comércio justo, junto ao SEBRAE, a “Onda Solidária” ajudou a Razão Social a direcionar e inserir seu produto no mercado. Reconhecida como um projeto-piloto de comércio justo no Brasil em 2005, a Razão Social deu continuidade a esta parceria, apresentando dentro da distribuidora “Brasil Social Chic” sua primeira coleção Verão 2010 (exposta ao Fashion Rio).

Hoje a Razão Social volta com um conceito e uma ideia diferente de quando sua loja foi inaugurada em 2008. Tratando a moda ecológica não só como um ponto de pensamento sustentável, mas uma Razão Social na qual toda humanidade deveria abordar.

VISÃO
Mudar a ideia de consumo das pessoas voltadas para moda e, das pessoas de uma maneira geral, tornando-se ícone em moda sustentável e ecologicamente correta no Brasil e no exterior. Incluindo a prática do Comércio Justo e Solidário (Fair Trade).

MISSÃO
A Razão Social fomenta a prática do comércio justo através de produtos socialmente responsáveis e sustentáveis. Sendo uma empresa de referência, mostrando assim sua responsabilidade sociocultural/ambiental. Tendo como valores: cultura, respeito ao ser humano, preocupação sociocultural e ambiental, qualidade e produtos diferenciados.

VALORES
• Comprometimento;
• Inovação;
• Responsabilidade Social;
• Sustentabilidade.
CONCEITOS DO COMÉRCIO JUSTO
• Pagamento de preço justo no ato do recebimento do produto;
• Transparência e a corresponsabilidade na gestão;
• Relação de longo prazo, na qual o comprador (distribuidor) oferece treinamento e outras formas de apoio aos produtores, além do acesso às informações do mercado;
• Produtores organizados em cooperativa ou associação, por exemplo;
• As legislações ambientais e de trabalho e as normas nacionais e internacionais devem ser respeitadas;
• O ambiente de trabalho deve ser seguro e crianças devem estar frequentando a escola;
• O meio ambiente deve ser respeitado.

BENEFÍCIOS PARA OS PRODUTORES
Os produtores participantes do projeto recebem uma remuneração mais justa pelos seus produtos, permitindo uma vida digna no campo, eliminando a dependência de maus atravessadores e desenvolvendo relações comerciais de longo prazo. A gestão democrática entre associados do grupo favorece as condições de segurança no trabalho e garantem a frequência das crianças na escola. O apoio obtido junto aos compradores e entidades possibilita o acesso ao aprendizado, treinamento e a informações de mercado. Também é possível obter até 50% do valor do contrato comercial com antecedência (capital de giro).

BENEFÍCIOS PARA OS CONSUMIDORES
Ao optar por um produto de origem do Comércio Justo e Solidário, o consumidor contribui para a inclusão social e econômica de pequenos produtores, para a sustentabilidade ambiental e social, e apoia ações de responsabilidade social.

BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS:
• Pioneirismo;
• Novo nicho de mercado com consumidores qualificados e formadores de opinião;
• Coerência com as atividades de responsabilidade social;
• Garantia de qualidade do produto;
• Garantia de fornecimento do produto,
• Relações comerciais de longo prazo;
• Reputação, ganho de imagem;
• Sustentabilidade.


Eco-friendly Economia solidária Empoderamento feminino Empresa consciente Orgânico Produção local Reciclado Slow fashion Upcycling

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Atualizado em: 17 de Setembro de 2019