Funcionárias

Funcionárias

Reaproveitamento de resíduos de tecidos

Descrição

Funcionárias: a marca que une reaproveitamento de resíduos de tecidos com identidade cultural de Joinville

A criatividade de duas artesãs, Rosana de Sequeira e Ana Carolina de Liz, mãe e filha, resultou na criação da “Funcionárias”, marca que homenageia Joinville desde a escolha da matéria-prima até o acabamento final das peças. As duas artesãs transformaram em realidade a ideia de fazer um artesanato com identidade cultural da cidade onde nasceram e vivem. Elas iniciaram com a produção de bolsas, fabricadas com resíduos de tecidos novos de empresas que confeccionam uniformes das indústrias da cidade.

As artesãs explicam que cada componente da marca foi pensando para homenagear Joinville, cidade que tem o maior polo industrial de Santa Catarina e onde são confeccionados cerca de 10 mil uniformes por mês.

“Cada peça é exclusiva e feita uma a uma. Reproduzimos nelas os carimbos de qualidade que eram colocados nas caixas de antigamente. Os carimbos são 100% Joinville, porque somos de Joinville e 80% do que produzimos é feito a partir de resíduo industrial. O carimbo da Bicicleta representa a entrada e saída dos funcionários das indústrias na década de 70 e 80. Joinville é considerada a cidade das bicicletas por esse motivo”, explica Ana Carolina de Liz.

Além dessa relação com as confecções da cidade, o nome da marca também remete a outra identidade local. Joinville é conhecida como a “cidade das flores” e funcionária é outro nome dado à gazânia, espécie de flor muito comum na região. Outro componente relacionado à localidade onde nasceu a marca está na etiqueta que acompanha as peças.

“A nossa Tag e nosso cartão de visita são em formato de um cartão ponto, parecido com o controle de entrada e saída que as empresas utilizavam antigamente. Hoje se usa o cartão ponto digital”, comenta Rosana de Sequeira.

Em 2015 fizeram parte dos artesãos selecionados pelo SEBRAE, para a Feira do AROMA/2016 que acontecia em Florianópolis, porém, neste ano não houve o evento. Contudo, a marca garantiu outros eventos: Brasil Original, Exposição Entre Contrastes, da indústria ao artesanato, que acontece no CRAB( Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro), até 12 maio de 2018, no Rio de Janeiro.

Em julho de 2016 participaram pela primeira vez da FENEARTE, em paralelo participaram da Galeria de Reciclados (concurso anexo a FENEARTE). Entre 180 inscritos ficaram entre os 50 selecionados para a exposição. Em 2017, tiveram a segunda participação na feira e na Galeria, também garantindo a vaga dos 50 melhores trabalhos para a exposição, entre 485 inscritos, em todo o Brasil.
No ano de 2017 fizeram parte dos artesão que foram para Brasília no Salão do Artesanato Brasileiro.

No mês de outubro passado, as Funcionárias completaram dois anos de existência. Além das bolsas, atualmente a marca produz ainda almofadas, toalhas de piquenique, lugar americano, bolsa saco, bolsa carteiro, carteiras. As vendas dos produtos são feitos pela internet, na página do Facebook www.facebook.com/funcionarias.


Eco-friendly Economia circular Menor impacto ambiental Produção local Valorização da cultura Verde

Acesso Ilimitado

Para visualizar o contato dessa e de outras 400 empresas, assine o Modaly e tenha acesso à:

  • Banco de Fornecedores
  • Grupo Privado
  • Lives Exclusivas
  • Biblioteca de Conteúdo
ASSINAR – R$39,90 por 3 meses
Pague uma vez, tenha acesso por 3 meses
Atualizado em: 26 de Setembro de 2019